Curso Continuado

Concepção

A gastronomia é um setor extremamente dinâmico no mundo inteiro, traduzindo-se numa atividade profissional que exige sólida formação, conhecimentos técnicos diversificados, talento e dedicação. Enquanto para algumas profissões o mercado de trabalho se mostra pouco atraente, o profissional qualificado em gastronomia vislumbra-se uma crescente; com a capacitação técnica e a aplicação pratica. É possível percebermos um significativo impulso no setor de fornecimento de alimentação no Brasil, ao lado de uma evidente transformação, fruto de demandas locais e reflexos das tendências que estão ocorrendo no mundo gastronômico internacional.
O panorama da indústria brasileira de alimentação vem crescendo em consequência do aumento das refeições feitas fora do lar, ou ainda uma melhoria expressiva na construção do cardápio doméstico.

Missão do Curso

Formar apreciadores da gastronomia com elevado nível de competência para conceber, planejar, e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando aspectos culturais, econômicos e sociais. O domínio da história, da cultura e da ciência dos alimentos, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais na formação deste profissional onde o alimento é uma arte.

Objetivos

Objetivo geral do curso

O curso tem como objetivo geral formar profissionais inovadores, éticos, críticos e reflexivos, capazes de executar, montar cardápios balanceados, explorando o máximo de cada técnica e de cada produto.

Objetivos especifícos do curso

  • Executar as técnicas básicas da gastronomia nacional e internacional, bem como as de panificação e confeitaria nas mais diversas tendências mundiais.
  • Identificar e classificar os diversos insumos utilizados no preparo de alimentos, resguardando os critérios da qualidade para aquisição, armazenamento e métodos de conservação.
  • Identificar os equipamentos e utensílios utilizados na cozinha profissional, sua aplicabilidade, funcionamento, manuseio e higienização.
  • Planejar e executar uma gastronomia criativa e harmoniosa sob o ponto de vista nutricional. Deverá atuar de forma precisa, segura e eficiente no desenvolvimento de atividades de planejamento, organização, e execução, em nível tático, nas diferentes fases de produção dos serviços de alimentação, podendo realizar empreendimentos nas diversas áreas do segmento de alimentos, bem como a prestação de assessoria e consultoria gastronômica. Deverá valorizar os recursos alimentares, de forma a prevenir desperdícios e preservar o meio-ambiente preservando tanto a sustentabilidade e sustentabilidade ambiental onde está inserido.

Aplicação Prática

Abordaremos as técnicas clássicas de cada Modulo, suas preparações principais, enfocando cultura e tendências nos ramos de produção alimentares e de empratamento.
Realização de visitas técnicas para conhecimento do mercado local e seus principais produtos. (fora das aulas práticas).

Módulos

  • NOÇÕES DE COZINHA
  • PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
  • COZINHA DAS AMÉRICAS
  • COZINHA MEDITERRÂNEA
  • COZINHA DO ORIENTE MÉDIO: Índia, Síria, Países pertencentes a Arábia Saudita
  • COZINHA DA REGIÃO ASIÁTICA, Gastronomia Chinesa, Japonesa, Tailandesa
  • COZINHA DE PESCADOS E FRUTOS DO MAR
No final de cada módulo é realizado um evento aberto a um convidado para cada aluno.